Estrutura

VISÃO GERAL DA ORGANIZAÇÃO DO LCI

1) SÓCIO LEÃO – Os Leões começam a cadeia de serviços que permeia a estrutura da organização. No momento, contamos com mais de 1,4 milhões de Leões. Nosso lema é “nós servimos”.

2) LIONS CLUBE – Temos no momento mais de 44.500 Clubes na associação.

Os dirigentes do Clube são: O presidente, Ex Presidente Imediato; Vice Presidente; Secretário; Diretor de Sócio; Diretores Vogais e Diretor Social.

Ex. O Diretor social e o responsável pelos objetos de propriedade do clube tais como Bandeiras, Estandarte, sino e martelo.

Alguns clubes elegem o Diretor animador que se encarrega de promover a harmonia, camaradagem, animação e entusiasmo nas reuniões do clube.

3) DIVISÃO – As divisões são formadas por 4 a 8 Lions Clubes, numa região demográfica.
Normalmente um presidente de divisão é nomeado pelo Governador do Distrito.

Atuam como consultores ajudando a resolver problemas e a identificar oportunidades para seus Clubes.

4) REGIÃO – O Presidente de região é o responsável pela liderança na região e orienta as presidentes de divisão no seu trabalho.

5) DISTRITO – A nossa associação está dividida em aproximadamente 750 distritos. Cada um deles liderados por um Governador.

Desde outubro de 1998 o redistritamento do Distrito Múltiplo L – Brasil está implantado após aprovação do Lions Internacional, ficando o Brasil dividido em 4 Distritos Múltiplos. Foi usado como parâmetro as regiões geográficas brasileiras a saber:

Norte/nordeste = Distrito LA

Centro-oeste = Distrito LB

Sudeste = Distrito LC

Sul = Distrito LD

O Governador lidera o gabinete do distrito o qual é composto dos Presidentes de Divisão e região, do Ex-Governador Imediato, do Vice Governador, do Secretário e/ou Tesoureiro e Assessores distritais.

Em geral os distritos contam com pelo menos 35 Clubes e 1250 sócios no mínimo de leões em pleno gozo de seus direitos. Dados de 20/11/2002 registraram que o LC 11 contava com 68 clubes e 1671 sócios.

Caso não satisfaça os requisitos acima, tanto em termos de número de Clubes como em quantidade de Associados, o Distrito será considerado transicional e, nestas condições perderá a autonomia de administração, podendo ser até incorporado por outro Distrito, conforme a decisão que vier a ser tomada pela Diretoria Internacional.

6) DISTRITO MULTIPLO – Os distritos múltiplos são formados por dois ou mais distritos num território definido pela diretoria Internacional.

7) LIONS CLUBE INTERNACIONAL – A diretoria é composta pelo Presidente, Ex-presidente Imediato, Vice Presidente, Diretores Internacionais e assessores nomeados.

Comentários estão fechados